- Os que paralisam de medo e fazem de "mortos".
- Os que entram em pânico e começam por cortar "no milho do pardal"
- E os que investem na procura das oportunidades que emergirão e fazem um esforço suplementar para "romper o paradigma".
É em momentos destes que os verdadeiros líderes encontram as respostas para entusiasmar os colaboradores, se focalizam no estratégico com a firmeza de não abandonar o caminho que sabem estar correctamente identificado, com a inteligência e a flexibilidade para "adaptar" o plano... Redução de gastos operacionais (através por exemplo da optimização dos processos...) é uma coisa, redução do investimento e colocar em causa património intangível de Marca, valor institucional construído ao longo dos anos, é outra!
Enquanto isso os outros abortam lançamentos, deitando fora por vezes anos de I&D, cortam na comunicação, na formação e motivação dos colaboradores e deixam os seus melhores cérebros ir embora (porque são caros...). A moral das tropas baixa, a produtividade cai, os resultados pioram e, aí, sim: É a crise!
1 comentário:
O Kotler esteve cá num Forum e o que li num jornal qualquer era aqui bem aplicado.
Vou ver se encontro...
Enviar um comentário