Talvez por ser sueca, talvez por se ter tornado uma "marca próxima", talvez porque gostamos do design e da flexibilidade de utilização... talvez porque gostamos de "montar puzzles gigantes"... ou porque cada estante é um "Lego" dos crescidos - gosto, quase todos gostamos da IKEA!
A Ikea incorpora no seu valor de Marca um enorme "good will" que advém, também, em grande medida da postura ética, responsável e sustentável com que a Marca se posiciona.
... E nós estamos a "passar ao lado" das notícias que repetidamente (mas silenciosamente) dão nota nos media (tradicionais e digitais) que este gigante sueco é um dos responsáveis pela destruição das florestas virgens da Sibéria, Birmânia, Indonésia e noutros países asiáticos e do leste europeu.
A Ikea refugia-se das acusações em primeiro lugar com a declaração de intenções de a longo prazo (!!! - "Certified forests are the long term goal") apenas utilizar madeira de florestas planeadas do ponto de vista da sustentabilidade.
Em segundo lugar apresentam o "The IKEA Way on Purchasing Home Furnishing Products" (IWAY), ou seja o processo a que obrigam os seus fornecedores de matérias primas. Parece muito responsável.
Tigre da Sibéria, habitat em perigo crescente... |
E os parceiros chineses do Ikea assinam-nos. Depois subcontratam ilegalmente múltiplos subempreiteiros noutros países (normalmente sub-desenvolvidos e altamente permeáveis à corrupção) e importam a madeira que ao entrar na China apenas tem que obedecer à legislação chinesa...
À saída em direção à Suécia ou a outras fábricas da empresa é só preencher a documentação "green washing" e tudo parece o que nunca foi...
Confesso que fiquei sinceramente perturbada com esta constatação (que poderão aprofundar mais, por exemplo aqui).
Acredito que o grande salto de paradigma, a saída do dead end em que se encontra o mundo ocidental é a SUSTENTABILIDADE e estas políticas do "fazer parecer verde" mostram-me que os grandes Grupos ainda não perceberam isso...
2 comentários:
Não dá para acreditar!! Começo a pensar que estes nórdicos pseudoverdes apenas têm um marketing muito à frente... conversa!!
Já tinha ouvido ou lido sobre este assunto. Deixo aqui os meus parabéns a este blogue pela denúncia.
Discute-se muito o mau atendimento das meninas da caixa do supermercado lá do bairro (porque é sempre fácil "bater" em quem não tem poder)mas em Portugal, ao contrário de outros países como a França nunca há coragem para dizer "o rei vai nu" aos grandes e poderosos.
CS
Enviar um comentário