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ENGAGEMENT - O PRÓXIMO DESAFIO DO MARKETING?

Dantes o Marketing era sobretudo Publicidade, anúncios de 30", e tal, e promoções: descontos, brindes, visibilidade no ponto de venda e pouco mais....
Hoje, os gurus dizem que Marketing é sobretudo obter o "engagement" do consumidor.
Ou seja, enquanto dantes bastava que conhecesse, gostasse (ou pelo menos não embirrasse...) e se lembrasse da Marca, hoje pede-se que goste "empenhadamente" dela!
Ora, este é um wishfull thinking claramente contra-corrente.
Num mundo em que o "TER" que favoresse a "paixão" pelas Marcas, dá lugar ao "SER", o que provoca um "back to the basics" e um retorno aos valores individuais, familiares e mais "sérios", o Marketing quer agora obter o "engagement" dos consumidores...
Depois de tanto se falar em "Marketing Relacional" , o "engagement" seria realmente o passo seguinte...
Mas a tudo isto o consumidor responde com um crescente apreço pelas "não-marcas", com uma maior adesão às marcas de distribuição, e, de uma maneira geral com um "Smart Shopping" que tenderá por um lado a beneficiar as grandes marcas (que inspiram confiança), mas que, por outro lado, apenas deixará espaço para o surgimento de novas marcas de "especialidades", banalizando todo o consumo "commodity". E neste grande e vasto espaço "commodity" não há lugar para engagement...