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TRENDS 2009 - REALLY REAL

O mundo mudou. Os valores dos anos 90 já não estão a fazer sentido: " fazer parecer" está definitivamente fora de moda...
Num contexto de insegurança, seja por questões como o terrorismo à escala global, a crise, a proliferação dos pequenos assaltos neste verão ou a falência das instituições, a sociedade está a ver-se obrigada a re-equacionar as suas prioridades.
"Back to the basics" e o retorno às preocupações sociais; a começar pelos valores familiares (dentro do contexto do que é actualmente "uma família"...), de civilidade, etc.
Das empresas e das marcas espera-se transparência. Os consumidores já falam Marketinguish e só estão disponíveis para um diálogo REALISTA.

TRENDS 2009 - INexperience


O mundo lá fora está cada vez mais perigoso e as casas cada vez mais confortáveis. E com uma janela para o mundo – a Internet!
A televisão já não me obriga a ver programas de que não gosto e posso criar o meu próprio canal! A tecnologia já não é um universo de eleitos, as ferramentas estão aí, fáceis de utilizar
O mundo é um catálogo que eu agora posso folhear e escolher a partir de casa. Os gadgets multiplicaram-se e a minha casa é o meu mundo:
- Homecinema & Home Gym - Woks & Bimbys - Bicas da Nespresso & Bejecas de pressão Xpress
A Ikea ensinou-nos que a nossa casa é um work in progress e deu-nos confiança para o “do it yourself”…
O mundo de experiências radicais de última década é agora substituído pela bricolage, cursos de sushi e decoração de bolos, de arranjos florais… já, já vamos todos aprender a fazer renda, ponto de Arraiolos e fios de ovos!

TRENDS 2009 - YOUniche

Vender menos – Ganhar mais
Os nichos de hoje não são uma questão de dimensão. São uma questão de proximidade. Aliás os nichos de hoje são de dimensões muito variáveis...
Quando os mercados se tornam saturados a costumização é a única resposta ao “commodity”. E hoje isso é cada vez mais fácil, já que é cada vez mais possível segmentar com precisão – a informação está toda por aí – é só utilizá-la. Hoje já ninguém quer ser tratado como parte de um mercado massificado, mas sim como um INDIVÍDUO... vai passar a ser cada vez mais lucrativo reter uma base de consumidores menor, mas que por terem uma maior afinidade, estão dispostas a comprar mais, mais vezes e mais caro o nosso produto – mass market is history - no futuro só haverá lugar para produtos de que poucos gostem muito!
O consumidor cada vez mais instruído e informado e com o "espectro" da crise, cada vez menos dependente de estruturas familiares alargadas, vira-se sobre si, torna-se mais hedonista, mais self-indulgent, mais virado para si próprio: O conforto pessoal é o maior símbolo de status a que se aspira.
Esta é a outra face da medalha da globalização é - a antiglobalização as pessoas querem o SEU conforto, sentir-se em família, rodeado de amigos, na intimidade, seguras e a salvo.
Até as grandes marcas estão a agir em “pequeno”, com propostas dirigidas ao INDIVÍDUO e ao seu ambiente familiar (a máquina de cerveja à pressão da Heineken e da Superbock, Nespresso…).
A grande maravilha do sec XXI não é nada mais do que a minha bica Nespresso, no conforto do meu sofá, com 2 amigos em frente à minha lareira (não ter que sair de casa, estacionar o carro, lutar por uma mesa, implorar a atenção de um empregado e sem o barulho do café - isto sim é um luxo...MEU).

TRENDS 2009 - NICHETRIBUTES


Low-cost, pratical tributes to the zeitgeist
Diferenciar produtos de grande consumo com atributos específicos para responder a consumidores ou estilos de vida específicos.
São”adicionais” a produtos que já existem, incorporando requisitos e funcionalidades especiais para um grupoespecial.
Mais, em alguns casos é como se pagasse tributo ao seu estilo de vida…
Two fingers to technology é a solução “ovo de Colombo” da “Être touchy” - umas luvas sem a parte de cima do polegar e do indicador especialmente concebidas para utilizadores iPhone ou iPod (ou outros gadgets com touchscreen…). Luvas são luvas, mas estas sinalizam que foram pensadas especialmente para “mim”…
Um solução de produto de fácil implementação e sem grandes custos de “set up”.
Numa época sem “boas notícias” estes mimos capitalizam em “GOOD WILL” – este trend é do género que se pretende: não depende de inovação radical, é muito “relacional” e permite ainda actualizar as marcas ao integrar estilos de vida actuais.
Luvas de lã são para manter as mãos quentes – mas estas são para iPeople!