Páginas

MOVIMENTO MILÉNIO

Quem se chega à frente?

O descontentamento, as páginas de protesto na Facebook, os resmungos... ok! Servem para desabar, não muito mais... 

Então vamos lá a concretizar: que ideias temos? Como "reformar" o paradigma empresarial? Como deveria evoluir a nossa relação com o consumo? e das empresas com os seus consumidores? e com a comunidade? A desertificação do interior, a sobre-população das cidades, o trânsito? que ideias temos sobre estas questões? somos capazes de desenvolver algumas? A nossa classe média com escassos recursos civilizacionais e culturais e depauperada vai continuar a sustentar este modelo político? Este modelo político faz sentido? Há outros aplicáveis? A falência das Instituições está à vista? e agora?

O Expresso e o Millénnium bcp lançaram a plataforma MOVIMENTO MILÉNIO onde a partir do próximo dia 22 de Fevereiro poderemos submeter os nossos projectos e ideias dentro das 4 áreas consideradas estruturantes para o país:
  • Negócios
  • Cidades
  • Consumo
  • Democracia
Para além de considerar excelente a iniciativa de apelar à concretização, sistematização e apresentação de soluções decorrentes do crescente descontentamento vago e disperso, acho muito interessante o modelo da iniciativa. Em cima das actuais tendências:
  •  O público habituou-se a "ter voz", aqui tem uma plataforma para passar do desabafo inconsequente à apresentação de soluções pensadas e estruturadas.
  • Numa sociedade cada vez mais visual, a apresentação de ideias deverá ser feita em vídeo, devendo o próprio apresentar deste modo a sua ideia ou projecto - estará no ar para revelar a sua ideia ao mundo
  • Numa sociedade já habituada a intervir a escolha das melhores ideias e projectos será feita por especialistas, mas também pelo público em geral...
  • A própria plataforma é uma solução viabilizada por uma pareceria de 2 Marcas, modelo que a meu ver é uma das maiores tendências de evolução - as parcerias, o cooperação e até a coopetição...

Da conversa de café seja ela de bairro ou virtual vamos ver agora as ideias que surgem para renovar a sociedade, a economia e o país...

7 MARAVILHAS DA GASTRONOMIA

O meu optimismo por vezes entusiasma-se!

Toda a gente fala em apostar na INOVAÇÃO (mesmo sem saber o que isso é e o que implica... mas já é um bom começo...).
(Quase) toda a gente a virar-se para o Mar, mesmo aqueles que a seu tempo e nas negociações para a nossa entrada na então CEE, desmantelaram a nossa frota marítima e pesqueira...
(Quase) toda a gente a aperceber-se que Turismo em Portugal não é só as "sunny beaches do Allgarve".

A vida ensina-nos que muitas vezes os nossos pontos fortes decorrem dos nossos pontos fracos. O mesmo se passa  com os países.
Portugal é um país pequeno. Numa sociedade de massas isto é um ponto fraco.

Do ponto de vista turístico é poder oferecer praia, costa, montanha, planície, rafting, caminhadas, surf, termalismo ou ruínas romanas em poucas horas de deslocação.
E a gastronomia. Todos nós sabemos que temos a melhor gastronomia do mundo. Os que cá vêem ficam a saber. É um dos principais "assets" deste país!
Este ano o Luís Segadães da New 7 Wonders Portugal vai promover o nosso património desta vez à mesa. Adequando o formato a um público cada vez mais habituado a ter voz, qualquer um pode apresentar sugestões. Depois de eleitos os finalistas por especialistas os vencedores serão escolhidos novamente pelo público através de sms, chamada telefónica, no site oficial ou Facebook. A concurso vão estar: 

  • entradas
  • sopas, 
  • marisco, 
  • peixe, 
  • carne, 
  • caça,
  • doces.

A apresentação oficial deste evento decorre hoje na Casa do Campino em Santarém e brevemente poderemos começar a apresentar sugestões do nosso Património Gastronómico.