- Web 2.0. Há toda um "rede" em ligação: Facebook, Youtube, Website...
- People: o "P" que hoje realmente interessa. Seja o Ronaldo, os designers, os engenheiros da Nike, os consumidores que utilizam as plataformas de treino do site. YOU.
- Tecnologia. I&D. A Nike não vende botas de futebol "fancy". Vende botas desenhadas para terem a melhor performance... quase que parece que sem elas o CR nunca teria saído da Madeira...
- Inovação. Não é lançar novos produtos. É comunicar.
- No bullshitt. Tudo parece simples, transparente e tu cá tu lá.
- Novidades: novos conteúdos. Todos os dias. Por vezes várias vezes ao dia... Ideias simples, pequenos comentários. Os filmes deixaram de ser sofisticadíssimos: são grandes planos, cortes com imagens de jogos, shots em vídeo... no big deal.
- O poder está na mão das "massas". E de vez em quando aparece um ou outro a dizer palavrões, a chamar maricas ao Ronaldo, ou a dizer que a Puma é que é bom. They just don't care...
CR7 NO FACEBOOK, OU COMO A NIKE PASSOU DE 5MIL PARA QUASE 3 MILHÕES DE FÃS
Espantava-me eu no último post que o Cristiano Ronaldo, no Facebook, fosse a 2ª "personalidade" com mais fãs, a seguir ao Omaba...
Para explicar este facto basta seguir a "actividade da Nike nesta página.
O segredo deste fenómeno é só um: "CONTEÚDOS NOVOS". O CR, himself, cria alguns... mas não há namoradas, vai não vai para o Real Madrid, e "mergulhos para a piscina" todos os dias. Portanto, nos intervalos, a Nike, consistentemente, introduz novos conteúdos.
A própria Nike tem uma página. Claro. Mas apenas com 5.500 fãs. O Marketing tradicional teria colocado a questão: "o que vamos fazer para trazer mais pessoas à nossa página?" E o resultado teriam sido meia dúzia de "animações", daquelas que já estamos todos fartos...
Na essência o que a Nike está a fazer é adaptar-se ao new media. Patrocina o Ronaldo e o raciocínio terá sido: se uma foto dele na capa de uma revista vende... vamos adaptar esse "asset" ao que nos interessa... E pronto - agora têm uma página no Facebook com quase 3 milhões de fãs...
Quando a TV era "O" meio, a Nike fazia os filmes mais fabulosos... agora que ninguém está lá para vê-los adaptou-se.
De super-produções, passou a produções quase intimistas. As actuais tendências estão todas lá:
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