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MARKETING UNDER CONSTRUCTION

Cada vez encontro mais pessoas disponíveis para concordar que o "velho marketing" de "campanhas-tema" já era.
A dificuldade é: and what comes next? E isto não vem nos livros. Está a ser descoberto e construido exactamente AGORA!
O New Marketing, aquilo a que chamo "MARKETING À CONVERSA COM O CONSUMIDOR", terá como paradigma conceptual a lógica do ecossistema alargado: as minhas marcas estão ligadas a mim, e portanto entre si, e estão onde eu estou.
Ou seja o SumolZ (um dos últimos projectos de Inovação que lancei no Grupo Sumol e cujo case study podem ler no b-Mercator) deveria ter um perfil no Facebook, que eu certamente seguiria, e que me teria dito estar com uma excelente promoção no Auchan de Alfragide, sem que tivesse sido necessário que fosse um amigo a alertar-me...

The rising of Public Relations

Surpreende-me que o Marketing, supostamente o catalisador de tendências e o impulsionador da Inovação nas Organizações, se mantenha tão entrincheirado nos moribundos paradigmas tradicionais...
Uma coisa é certa: o Marketing habituou-se a formular e a debitar statements de Marca. A maçada é que o consumidor de hoje tem voz, também produz conteúdos e habituou-se a relações de partilha. Deixou de estar disponível para "monólogos"...
O consumidor de hoje também tem um ENORME acesso a informação. Ou seja, comunicar qualquer coisa para lá da estrita verdade, tornou-se muito arriscado... Pode ser-se desmascarado... e o consumidor tem, hoje, uma enorme capacidade de amplificação.
Dentro das Ciências do Comunicação há uma que se habituou a escutar e a dialogar, e já aprendeu há muitos anos que é menos arriscado falar verdade - as RELAÇÕES PÚBLICAS.
Is this the rising of PR era?