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TRENDS 2009 - Go "Green"

As questões ambientais vão estar no topo da lista nas próximas décadas.
Do “GREEN WASHING”, puro argumento de marketing na maioria dos casos, ao real controle da “pegada ecológica”, as nossas vidas, o nosso LifeStyle, a educação, o Desenvolvimento de novos produtos… tudo vai ter uma parte cada vez maior da equação “verde”.
Pergunto-me até onde se poderá “cavalgar” esta onda verde como puro argumento de marketing. A opinião pública começa a estar muito alerta…

Pergunto-me também que empresas estarão efectivamente já a “pensar VERDE”. Pensar uma nova e inevitável postura estratégica, desde as compras, à logística… ao Marketing.
E os consumidores. Quem são consumidores? Os “green” são poucos e dirigir-se apenas a eles é ficar-se preso num “ghetto” que vai demorar anos a ampliar-se… os “mainstream” estão focalizados na satisfação dos seus “estados de necessidade”, e nada disponíveis para, em época de crise, pagar mais por produtos “green”…
Como se sai daqui?
Mudando a perspectiva.
Criando o enquadramento adequado. O nicho “green” é pequeno, os produtos são caros. A solução é FOCALIZAR NUM ESTILO DE VIDA “GREEN”. É aspiracional, educa-se a sociedade e cria-se o estado de legitimidade para avanços futuros nesta área.
É é preciso parar de criar “mitos verdes” à volta de produtos normais e começar a desenvolver produtos para o dia-a-dia que fazem sentido em termos ambientais.

3 comentários:

jorge-eo disse...

Não deixa de ser uma maneira de ver as coisas: para já a "onda verde" é apenas uma pretexto de marketing... mas sempre vai formando as consciências...

Margarida Pedroso Ferreira disse...

POis... embora haja um risco subjacente... o do descrédito!

E para já a verdade é que quando vai fazer uma compra o consumidor procura satisfazer um "estado de necessidade" não está ainda preocupado com "a pegada ecológica" do seu "pattern" de consumo...

¨*'s
m

rui disse...

Tudo muito bem - mas já começa a fartar esta "onda verde": eles falam,falam...

bjs
Rui