Unfriend! Desamigar em português!

Unfriend é, desde Novembro, uma nova palavra do New Oxford American Dictionary. A palavra do ano tem como tradução em português: desamigar que significa retirar a alguém ligado a nós numa rede social da Internet o seu estatuto de amigo.

Passada a 1ª fase de "querer muitos amigos" no Facebook, verifica-se agora o esperado movimento inverso.

Já no princípio deste ano a Burger King tinha feito uma aplicação para explorar este momentum "O BK Whopper Sacrifice" foi uma aplicação FB que oferecia um cupão para um Whopper grátis. O que era preciso fazer? Eleger 10 amigos para "desamigar".

"Friendship is strong, but a BK Whopper is Stronger".
Detalhe perverso: em vez de se bloquear anonimamente alguém que só se aperceberia disso posteriormente, esta aplicação notificava o bloqueado: "Sorry! You've been sacrificed for a Whopper" e ainda aparecia no Feed para todos os outros ficarem a saber: Margarida sacrificed Zé dos Plásticos for a free Whopper." Giro!

Grande aposta no Viral, e no Buzz!

À boa maneira americana a celeuma cresceu e quando recebeu o cease-and-desist do Facebook o Burger King aproveitou o pretexto para criar e alimentar mais discussão online. O BK/ Whopper retirou a promoção do ar, entretanto, e em apenas uma semana criaram-se mais de 230.000 unfriends... a troco de um cupão de hamburger...
Buzz lançado. Mission accomplished! Teens e vintinhos cativados!

3 comentários:

gutograca disse...

Margarida,
Demonstra uma ação que é a cara da "Geração Y" onde as relações são mais, digamos, superficiais. Algumas empresas estão lendo bem esta geração, que eu convivo com eles ao meu lado.A ação, um Sucesso e moderna. Mas eu, mesmo com toda modernidade, estou mais para poucos e bons amigos.Daqueles que a gente não troca por um Burguer King, mas que divide uma boa taça de alguma bebida.Abs,Bjs, GG

jorge-eo disse...

estou a pensar se te vou "unfriend"...

Paulo Gonçalves Marcos disse...

Oportuno e relevante.
Gostei de ler.