Páginas

BLOGUES: Estamos todos a falar em círculo?

Um blogue para quê? Antes de mais para ter voz! Todos achamos que temos alguma coisa de relevante para gritar ao mundo... A questão é saber quem é o "mundo" e se está minimamente interessado no que temos para dizer...

Surge-me esta dúvida existencial blogueira  a propósito de uma ferramenta que a WordPress disponibilizou para os seus bloggers - o PressTags. Para que serve? Para os bloggers da WordPress saberem sobre o que andam os outros bloggers a postar e a re-postar... num circuito mais ou menos fechado, em que uns bloggers seguem os outros que seguem os outros e os re-postam, num círculo infernal em que todos falam do mesmo, repetem o mesmo e acham que estão a seguir, ou mesmo a "cavalgar" uma tendência...

Desolação total o posicionamento desta ferramenta! Quando ouvi falar dela acreditei que teria sobretudo interesse para as Marcas, para os "trendhunters", enfim para aqueles que querem saber quais são os buzz de hoje para anteciparem as tendências que vão ser os buzz de amanhã... mas não!
É apenas mais uma visão umbilical dos bloggers sobre si próprios. 

Se este blogue um dia ficar assim - por favor internem-me. 
Pronto! Não exageremos - peçam-me só para o fechar :(

2 comentários:

Margarida Pedroso Ferreira disse...

Obrigada João Carvalho Marques pelo comentário no Facebook que aqui reproduzo :)

"João Marques Carvalho comentou a tua ligação.
João escreveu: "Bom dia Margarida, Como gosto de ler o que escreves no teu Blog e para que não "ouses" fechá-lo (sobre a questão de internar-te, até que é uma ideia excelente, desde que seja num grupo de Pessoas com competências interessantes e ao TEU nível, para que pudessem contribuir com outputs interessantes para Portugal), aqui ficam algumas palavras: - acho que Blogs com conteúdos interessantes, independentemente, das razões que levem os respectivos autores a alimentá-los, são uma ferramenta pedagógica para nós, comuns mortais, porque nos ajudam a parar e a reflectir sobre temas, a que, talvez, de outra forma, nos passassem ao lado. - por outro lado, para quem escreve, acaba por beneficiar de alguma "endurance" e disciplina e, para Pessoas como tu, tenho a certeza, o acto de escrever algo "publicamente", contribui para reforçar a noção que somos apenas parte de uma engrenagem e como tal, reforça a sincera noção de humildade que devemos ter perante tudo o que fazemos/partilhamos com os outros. Dito isto, concordo que por outro lado, muitos andam "(...) num círculo infernal em que todos falam do mesmo, repetem o mesmo e acham que estão a seguir, ou mesmo a "cavalgar" uma tendência (...)", mas tu... ... tens ALGUMA coisa para dizer e, eu pelo menos quero ler/ouvir! Abraços saudáveis"

jorge-eo disse...

Não feches! Continua que a malta gosta de te ler! Com a criatividade que tens não és dos que andam a repetir os que os outros andam a dizer... de certeza!