Pepsi - Mais um re-branding...

Anuncia-se o investimento de 930 milhoes de dolares numa nova imagem de Pepsi. Suponho que estes senhores que ganham mais do que eu, são mais importantes do que eu saibam também mais do que eu... I wonder??!!

  1. Por razões profissionais tenho acompanhado de perto a postura de Pepsi e Coca-Cola, esta última ao longo dos anos tem feito várias evoluções, modernizações, actualizações, alterações - mas sempre com um carácter instrumental: destinam-se ao improvement do brand image (e equity) da Marca, mas nunca se apresentam como um "tema" em si. Comunicar comunica-se o prazer de viver associado à marca.
  2. Pepsi. Desde logo tem um eterno problema: não sabe bem o que tem para dizer! Na falta de melhor tudo serve, até comunicar coisas irrelevantes para o consumidor. Irrelevantes não. Perigosas até: falar de 930 milhões numa mudança de imagem num mesmo artigo em que se fala do downsizing de 3.300 trabalhadores é, no mínimo, clumsy...
  3. Qual a relevância de uma mudança de imagem na atitude de compra do consumidor: "Ah deixa cá ver: agora está como imagem nova! Vou já comprar em vez de Coca-cola"! Please!!!

É por esta e por outras que os líderes (que são os que apontam um rumo e o seguem) serão cada vez mais líderes, enquanto que outras marcas sem um rumo certo, vão diluindo as suas promessas com sinalizações em sentidos distintos...

2 comentários:

João disse...

Ora cá está! A Coca-cola até já pode ter mudado, não sei - não me lembro! Uma marca de confiança é assim: é como é, e não está sempre a mudar.
Já a Pepsi tenho a impressão que muda de imagem todos os anos como se andasse à procura de qualquer coisa que não encontra...
Já agora diga-se de passagem que a Sumol faz o mesmo... esta imagem agora não tem mesmo nada a ver com a anterior - parece que não sabem para onde querem ir... nós os que bebemos que adivinhemos... ou então não ligamos, e bebemos só porque gostamos!

Sérgio Martins disse...

Há uma história engraçada sobre a coca-cola (que nao consegui fundamentar com artigos)que certamente sabe mas que é muito interessante. Muito resumidamente...
Aqui há tempos a Coca-cola fez um rebranding por propostas de uns gestores da empresa. Mudou a embalagem e foi um desastre! Que aconteceu aos responsaveis? despedidos? naaaa! Receberam uma quantidade grande de dinheiro porque eles, sem querer, descobriram que a coca-cola nao podia mudar! Pode haver a diet, etc etc, mas a clássica (aquela que vende muito) nao pode mudar.