LOJAS DE DESPORTO - NOVOS CONCEITOS

A busca de um estilo de vida saudável, hoje, já não é só uma questão de "saúde", mas também de lifestyle. Num mundo "cada vez mais obeso" a indústria da alimentação e bebidas inova através de propostas dentro de conceitos tidos como mais saudáveis e o desporto ganha contornos de "religião".
Em termos de consumo, o desporto é mais do que praticar alguma modalidade: treinos, ginásios... suar as estopinhas... É também um "estilo pessoal". É uma forma de vestir. Ter um "estilo desportivo" que dantes era ancorado na Lacoste ou na Fred Perry, vulgarizou-se hoje sobretudo com a massificação da oferta da Decathlon ou da Sport Zone. Já várias vezes me tinha interrogado o porquê da Decathlon só ter espaços hiper, passando ao lado do enorme fenómeno que são os Centros Comerciais em Portugal... Opções internacionais estruturadas em países onde (com pior clima) os CC não são fenómeno... E cá está! A Decat abriu portas no centro comercial Plenilunio, em Madrid. Esta loja com cerca de 800 metros quadrados oferece a mesma experiência do desporto em espaços comerciais mais pequenos que os da Decathlon. Também no mercado espanhol, este grupo francês lançou recentemente a Koodza, um conceito de loja de desporto a preços mais baixos. (primeiro espaço, abriu em Toledo) . O interessante é ver como um conceito "lifeStyle" acompanha as grandes tendências do retalho FMCG ao investir igualmente em lojas de proximidade e "hard discount".

Sem comentários: