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GERAÇÃO "G". Ganância ou generosidade?

Gekko Gordon volta, mas o mundo é muito diferente agora...

A falência das instituições, o terrorismo, a recessão económica... trouxeram o mundo para uma noção de realidade que deixa de apreciar o glamour dos milhões de WS. Está a instalar-se na sociedade um certo pudor consumista. Longe vão os anos da insana exibição do dinheiro gasto. A consciência do real dita hoje um consumo mais racional, a premência da poupança...

Hoje a "ganância" de Wall Street já não é tão sexy e a recessão trouxe a letra "G" para as antípodas da "generosidade".

Do lado das empresas a Responsabilidade Social começa a criar hábitos de Gestão relacionados com as preocupações ambientais e sociais (tanto com os empregados como com a comunidade em geral).

Ao mesmo tempo a sociedade "sempre ligada" em que vivemos favorece a partilha, o engagement e a colaboração.... Este novo modo de estar significa a troca do status do "ter" pelo "reconhecimento": a troca de status pela posse de um determinado carro, pelo reconhecimento dos "likes" no facebook, ou pelo nº de fãs ou page views de um blogue...

Esta é uma tendência que as empresas precisam ter em conta quando (re)pensam os seus negócios e as suas abordagens a clientes e consumidores.

Os consumidores perceberam as consequências económicas da "Ganância" - esta noção do real está a tornar a "GENEROSIDADE" num dos mindsets mais influentes em termos sociais e afastar o discurso do "Eu" para um discurso de "COMUNIDADE"...

2 comentários:

rui disse...

Talvez seja uma tendência... mas a Ganância ainda domina os mercados financeiros...

Margarida Pedroso Ferreira disse...

Sim! Ai que medo!
Mas todo o paradigma económico e social está em mudança. Entre os que estão paralisados de medo, os que estão à procura da mudança (do novo paradigma) e os que aproveitam as últimas borlas do sistema actual... de que lado queres estar? Eu ando à procura da mudança! :)